História do Parque Nacional Itatiaia
As terras que hoje constituem o Parque Nacional do Itatiaia pertenciam ao Sr. Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, e foram adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para a criação de dois núcleos coloniais que, porém, não foram bem sucedidos, passando as terras para o Ministério da Agricultura, o qual, em 1929, criou uma Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Em 14 de junho de 1937 pelo Decreto no 1.713 do presidente Getúlio Vargas o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o primeiro Parque Nacional estabelecido no Brasil. Originalmente com 11.943 hectares, o Parque foi ampliado para 28.086 hectares em 21 de setembro de 1982.
Inserido no Bioma Mata Atlântica, reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO e está numa área classificada como de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade, está situado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas gerais e Rio de Janeiro, o Itatiaia abrange parte do território dos municípios de Itatiaia/RJ, Resende/RJ, Itamonte/MG e Bocaina de Minas/MG.
Sua altitude varia de 540 m, próximo ao Vale do Paraíba (Parte Baixa) a 2.791 m, situada no Planalto do Itatiaia (Parte Alta) com destaque para o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e 5º mais alto do Brasil.