Parque Nacional Parte Baixa
Parque Nacional do Itatiaia
As terras que hoje constituem o Parque Nacional do Itatiaia pertenciam ao Sr. Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, e foram adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para a criação de dois núcleos coloniais que, porém, não foram bem sucedidos, passando as terras para o Ministério da Agricultura, o qual, em 1929, criou uma Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Em 14 de junho de 1937 pelo Decreto no 1.713 do presidente Getúlio Vargas o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o primeiro Parque Nacional estabelecido no Brasil. Originalmente com 11.943 hectares, o Parque foi ampliado para 28.086 hectares em 21 de setembro de 1982.
Inserido no Bioma Mata Atlântica, reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO e está numa área classificada como de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade, está situado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas gerais e Rio de Janeiro, o Itatiaia abrange parte do território dos municípios de Itatiaia/RJ, Resende/RJ, Itamonte/MG e Bocaina de Minas/MG.
Sua altitude varia de 540 m, próximo ao Vale do Paraíba (Parte Baixa) a 2.791 m, situada no Planalto do Itatiaia (Parte Alta) com destaque para o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e 5º mais alto do Brasil.
Na parte baixa do Parque Nacional, temos diversas cachoeiras, Chalé Alpino, Centro de Visitantes (Museu da fauna e flora) exposições de montanhismo, maquete do Parque Nacional, Mirante do Último Adeus, trilhas curtas e longas.
Nessa parte do parque temos as cachoeiras e trilhas mais curtas, dispondo de uma estrutura que permite acessibilidade a diversos setores. No centro de visitantes, exposições da fauna e flora, tipos de rochas, maquete da área do parque e sanitários.
A vegetação de Mata Atlântica é super exuberante e densa. É comum avistar uma grande variedade de pássaros, macacos e outros animais.
Roteiros da Parte Baixa:
- Circuito das Cachoeiras (Véu da Noiva, Itaporani, Piscina Natural do Maromba, Lago Azul) Centro de visitantes, Mirante do Último Adeus, Chalé Alpino.
- Circuito Trilhas Curtas, passando por diversos setores do parque se conectando umas às outras com pequenas passagens por estradas.
- Agasalho
- Roupa de banho
- Bota (já usada antes) ou tênis normal
- Óculos
- Protetor solar
- Água
- Lanche para o dia (todo). Há opção de almoçar dentro do parque.
- A aventura tem duração de aproximadamente 4 à 5 horas.
- Fornecemos transporte especializado em nossos veículos.
mínimo 02 participantes
- Dificuldade Técnica: Nível fácil
- Intensidade Física: fácil
- Altitude: Entre 540 e 1200 metros de altitude